Biblioteca Humanitas


O Zelar
"Livrar-se ao Tempo ou o sentido da psicoterapia"
FENOMENOLOGIA APLICADA NA CONCEPÇÃO DO MANEJO CLÍNICO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO AT.
"O Caminho do Campo"
O texto, de que em seguida se apresenta a tradução, pertence ao domínio do dizer essencial, que é aquele onde a palavra está em perfeita sintonia com a riqueza polimorfa do ser. Por isso, necessariamente palavra sóbria, clara, dura, ancorada no irredutível cerne do que por seu intermédio se diz.
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO EM SAÚDE MENTAL E APRESENTAÇÃO DE CASO EM PERSPECTIVA DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
A inserção do trabalho de Acompanhamento Terapêutico (AT) na Rede de Saúde Pública tem sido uma discussão atual. Esse artigo traz pequenas indagações e reflexões e, em seguida, uma apresentação de caso de estágio em um grupo de AT em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de São Paulo. A intenção é deixar algumas questões em aberto apenas como introdução e contextualização, sem a pretensão de encontrar respostas (menos ainda a partir da apresentação de caso, que se limita a caracterizar a importância do vínculo) e apresentar algumas outras reflexões em sua perspectiva. Nota-se que as reflexões foram escritas atualmente, enquanto a apresentação de caso teve sua primeira versão apresentada em mesa na I Jornada de Acompanhamento Terapêutico e Instituições: Processo e Ferramentas, realizada em 2011 nesta unidade CAPS.
"A Patologia como Modo-de-Ser: Um Estudo de Binswanger sobre a Excentricidade"
Nichan Dichtchekenian e Binswanger nos traz o modo analítico-existencial de lidar com a patologia, seguindo as reflexões de Martin Heidegger, filósofo. Mostra-nos de forma clara que o modo analítico-existencial prescinde de uma identificação de processos psicológicos para alcançarmos uma compreensão da patologia.
"O trem da vida e os que ficam dependurados do lado de fora”.
Juliano Garcia Pessanha Em junho de 2003, o palestrante Juliano Garcia Pessanha, escritor e coordenador de Oficinas Literárias do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial – Itapeva), esteve na sede do Projeto Humanitas abrindo uma discussão com os presentes sobre o artigo em pauta.
“Eremitas Urbanos”
Arthur Tufolo A síndrome do pânico se alastra de maneira epidêmica, convocando assim os terapeutas em exercício a enfrentarem no seu dia a dia pacientes nessas condições. Nesse texto refletimos suas variações bem como os motivos pelos quais ela pode se manifestar.
“A Prática Clinica do acompanhante terapêutico ligada ao trabalho de orientação familiar”
Júlio César Ramos de Oliveira Descrição reflexiva fenomenológica da atuação de um acompanhante terapêutico sobre sua experiência vivida durante anos de atendimento junto a um paciente e sua família.
“A canção dos homens”
Tolba Phanem Martin Heidegger em uma aula proferida durante os Seminários de Zollikon na Suíça demonstrou como o ser humano pode ser compreendido essencialmente como sendo espaço-temporal. Em relação ao espaço ele chama a atenção de que o ser humano se trata de uma clareira iluminada. Em alemão a palavra designada para o significado de iluminar/clarear é hallen, enquanto que para a palavra ressoar encontramos hellen, o que por si só evidencia a intimidade entre luz e som. Esta apresentação vai na direção dessas afirmações.
“O que é o acompanhamento terapêutico”
Júlio César Ramos de Oliveira Entrevista dada por Júlio Ramos a Roberto Nonato, jornalista da rádio CBN, durante o acontecimento do I Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico – São Paulo/Brasil.
“O mundo é a casa do Homem”
Nicham Dichtchekenian A intimidade, o mais próprio de cada um de nós, encontra seu lar no mundo, com os outros. Palestra proferida na Sede do Projeto Humanitas em 29.09.2006
Participações no 1º Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico
Mesa Redonda: Formação no A.T. Arthur Tufolo (SãoPaulo – SP) Chu Cavalcanti (S.Paulo – SP) Ariel Rondinone (B.Aires – Argentina) Coordenadora: Clarissa Metzger (S.Paulo – SP) Mini Curso: Fenomenologia aplicada ao A.T. Arthur Tufolo Júlio César Ramos de Oliveira A.T. de um idoso Paula Meller
Rua Dr. Paulo Vieira 258 - Sumarezinho | Tel.: (11) 3864.9659  
2010 | by IdeiaON